Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Cipave disputa apoio da Corporação Andina de Fomento

Dos 120 projetos submetidos à Convocatória na América Latina, apenas 11 foram selecionados para a segunda fase

Publicação:

Resultado da escolha dos projetos será divulgada no decorrer da próxima semana
Resultado da escolha dos projetos será divulgada no decorrer da próxima semana - Foto: CAF/DIvulgação
Por Diego da Costa
O Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), está entre os 11 projetos selecionados para a segunda etapa da 1ª Convocatória Internacional de Avaliações de Impacto para uma Melhor Gestão, promovido pela Corporação Andina de Fomento (CAF) - Banco de Desenvolvimento da América Latina. A proposta submetida, elaborada em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Núcleo de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (NUMA), é uma das 11 que passaram para a segunda fase da seleção, de um total de 120 propostas enviadas. Os cinco projetos vencedores terão a oportunidade de receber uma assessoria técnica completa dos avaliadores do CAF, incluindo recursos humanos e materiais totalmente financiados, para a produção de uma avaliação de impacto com alto rigor científico. O resultado da escolha dos projetos será conhecido no decorrer da próxima semana.

De acordo com a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro, o apoio técnico, logístico e financeiro para o estudo, bem como os resultados que serão encontrados na avaliação, irão trazer um avanço para o aperfeiçoamento das ações de combate à violência nas escolas. “Estamos participando de um processo inédito para o nosso Estado. O apoio para a realização deste trabalho nos permitirá enxergar as mudanças que vêm ocorrendo e as maneiras mais adequadas para ampliar o programa nas escolas”, explica. 
 
O que é uma avaliação de impacto?

A avaliação de impacto é uma análise realizada após a implementação do programa, na qual busca verificar os resultados (mudanças, transformações na sociedade) atribuídos diretamente ao Programa. Para a estimação dos impactos são utilizadas técnicas estatísticas e econométricas.
CIPAVE