Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Cipave promove ciclo de palestras para debater novas abordagens no combate à violência

Formação da Seicho-No-Ie do Brasil ocorreu na tarde desta terça-feira (13)

Publicação:

Formação realizada no Auditório Paulo Freire contou com a presença de professores, diretores e representantes de CREs
Formação, realizada no Auditório Paulo Freire, contou com a presença de professores, diretores e representantes de CREs - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), iniciou, na tarde desta terça-feira (13), um ciclo de palestras para debater novas abordagens e metodologias nas escolas, com o objetivo de combater a violência. A formação realizada no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), contou com a presença da Seicho-No-Ie do Brasil. O encontro teve o intuito divulgar a filosofia aplicada no contexto educacional, para a realização de ações nas escolas.

De acordo com o superintendente educacional da Seicho-No-Ie do Brasil, Marcos Rogério Silvestre Vaz Pinto, o trabalho das questões relacionadas à afetividade, são essenciais na aprendizagem. “Está mais do que provado que a afetividade e a cognição caminham juntas. É preciso romper com a concepção tradicional do entendimento da educação”, explica.

Conforme a assessora da Cipave Porto Alegre, Carine Pinós, a ideia, do ciclo de palestras, é que os professores conheçam o trabalho dos parceiros e apliquem as ações nas suas escolas para que a comunidade escolar também conheça. “É sempre importante para nós, educadores, conhecer e aplicar novas ideias que agreguem no nosso trabalho. Quando se trata de combater a violência, é mais importante ainda”, destaca.

Ciclo de palestras

No dia 20 de abril, no Auditório Paulo Freire, o palestrante será um representante da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).

CIPAVE