Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Governo do Estado lança Programa Escola+Paz

Práticas de Justiça Restaurativa irão ampliar ações de programas de combate à violência nas escolas

Publicação:

Anúncio do Governo do Estado ocorreu na abertura do Seminário Internacional pela Justiça Restaurativa na Educação
Anúncio do Governo do Estado ocorreu na abertura do Seminário Internacional pela Justiça Restaurativa na Educação - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

O Governo do Estado, através do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves), da Secretaria Estadual da Educação, lançou, na manhã desta quarta-feira (20),  o programa Escola+Paz.  O anúncio, ocorreu, no Auditório do Ministério Público Estadual, durante a abertura  do Seminário Internacional pela Justiça Restaurativa na Educação.  O projeto, elaborado com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visa fazer um treinamento de práticas de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz com 1,2 mil educadores. A preparação irá ocorrer em seis territórios da Região Metropolitana da Capital: bairros Restinga, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro e Rubem Berta, em Porto Alegre, e também nos municípios de Alvorada e Viamão.

O secretário estadual de Educação (Seduc), Ronald Krummenauer, ressaltou a importância da utilização de métodos restaurativos nas instituições de ensino e o papel preventivo das Cipaves no combate à violência escolar. “A consolidação da utilização de métodos restaurativos, como política pública, é mais uma frente positiva contra a violência nas escolas gaúchas. A resolução de conflitos, por meio do diálogo, é premissa básica para encontrar a solução que almejamos”, destacou.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori, a ampliação das intervenções da Justiça Restaurativa, nas escolas, através do programa Escola+Paz, será um reforço nas ações das Cipaves e no Programa de Oportunidades e Direitos (POD). “No nosso governo, a grande meta é melhorar a vidas das pessoas. Por isso, nós estamos constantemente estabelecendo parcerias para alcançar este objetivo. Investir na juventude é a melhor forma de construir o futuro”, explicou.

De acordo com a presidente da Ajuris, Vera Deboni, a entidade está trabalhando, cada vez mais, no sentido de ampliar as ações de Justiça Restaurativa. Para ela, é preciso repactuar a convivência social como um ganho, e não como uma perda, ou uma maneira de ampliar os conflitos. “É preciso oferecer para as pessoas uma maneira de tornarem-se melhores, dentro do seu tecido social. A justiça restaurativa é uma maneira de trazer soluções não violentas para sociedade”, afirmou.

Presenças

Ainda estiveram presentes no evento a secretária adjunta estadual de Educação, Iara Wortmann; a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro; o subprocurador geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, César Luís de Araújo Faccioli; o juiz de Direito e coordenador do Núcleo de Formações em Justiça Restaurativa da Escola da Ajuris, Leoberto Bronchier; a diretora de Justiça da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do RS, Ana Maria Viana Severo; e o diretor da Escola da Ajuris, Jayme Weingartner Neto.

CIPAVE