Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Educação lança a Gincana Estadual #TchêSomeAedes!

Publicação:

Lançamento da TchêSomeAedes
Lançamento da TchêSomeAedes - Foto: Leonardo Ozorio/ACS

Nesta sexta-feira (02/12), marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, a Secretaria Estadual da Educação lançou a Gincana Estadual Estudantil “#TchêSomeAedes!”. A proposta, desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e pela Assessoria de Esporte Educacional, promoverá atividades de conscientização das doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, zika e febre chikungunya.

O ato contou com a presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e dos secretários estaduais de Educação, Luís Alcoba, e de Saúde, João Gabbardo dos Reis.

“A solução é a união de todos os brasileiros para combater o mosquito. O Brasil vai vencer essa guerra”, disse o ministro, que mais cedo havia participado da reunião semanal do Comitê Estadual Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti, ao lado do governador José Ivo Sartori e dos secretários, na Sala de Ações Estratégias de Monitoramento da Secretaria da Saúde.

Em seu pronunciamento, o secretário Alcoba destacou a importância da Educação no processo de eliminação de focos do mosquito, evitando a disseminação das doenças.

“Essa gincana vai ter uma série de atividades envolvendo a comunidade. A Educação tem um papel fundamental nesse processo, pois as crianças, quando convencidas, contribuem para conscientizar os pais, refletindo em toda a sociedade”, afirmou.

A gincana envolverá as comunidades escolares da rede estadual, que poderão inscrever até uma equipe com 10 alunos, sendo cinco meninos e cinco meninas, além de um professor orientador. Com previsão de início para este mês, a atividade recebe inscrições na próxima segunda-feira (05), por meio de formulário próprio.

Bom exemplo 

Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Piratini, de Porto Alegre, participaram do lançamento da gincana. Eles já desenvolvem durante o ano trabalhos de combate à proliferação do mosquito. Este ano, no Dia da Solidariedade, arrecadaram pneus usados junto à comunidade. Os materiais, mais tarde, foram transformados em bancos e mesas com tabuleiros de xadrez, que são utilizados pelos estudantes no intervalo das aulas. Garrafas pet também foram customizadas e passaram a ser armadilhas.  

O objetivo da gincana 

A gincana busca eliminar focos do mosquito, evitando a disseminação das doenças transmitidas por ele. As atividades ocorrem até o mês de maio de 2017 e envolvem a criação de um blog, a coleta de garrafas pet, o reaproveitamento de pneus usados, entre outras.  

Como participar 

A inscrição deverá ser feita pelo diretor, que será a pessoa responsável pelo grupo de alunos participantes da gincana. O regulamento e os formulários de inscrição estarão disponíveis no site www.educacao.rs.gov.br

CIPAVE