Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Seminário do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) ocorre no município de Alvorada

Evento realizado na região da 28ª CRE contou com a presença de representantes de oito escolas da rede pública estadual

Publicação:

Nesta quinta e sexta-feira (7/8) o Seminário ocorre na Lomba do Pinheiro.Nos dias 11 e 12, no Bairro Rubem Berta
Nesta quinta e sexta-feira (7/8) o Seminário ocorre na Lomba do Pinheiro.Nos dias 11 e 12, no Bairro Rubem Berta - Foto: Seduc
Por Seduc

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar(Cipave), em parceria com a Secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promoveu nos últimos dias cinco e seis de dezembro, o IV Seminário de Sensibilização do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O encontro que ocorreu no Colégio Estadual Érico Veríssimo, em Alvorada, na região da 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), contou com participação de oito escolas da rede pública estadual, representadas por pais, alunos, funcionários, professores e equipe diretiva, além de representantes do Centro de Juventude localizado no município e lideranças comunitárias.

O Programa de Oportunidades e Direitos propõe sensibilizar membros da comunidade escolar e instituições para a utilização de práticas com ênfase restaurativa como estratégia para a pacificação da convivência escolar e comunitária, favorecendo assim o fortalecimento de vínculos, a restauração dos relacionamentos, o aumento da escolarização e o combate à evasão escolar.

A coordenadora da 28ª CRE, Marta Ávila, enfatizou que o papel da escola na atualidade deve ir além do desenvolvimento cognitivo, e tratar também de questões como a prevenção da violência, o combate ao bullying, o bem-estar nutricional, as relações sociais e a saúde física dos estudantes. “Em tempos passados a escola preocupava-se somente com o conhecimento, hoje, o leque das funções abriu-se para uma série de funções que também trabalham o aspecto social”, explica.

A diretora do Departamento de Justiça, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Ana Maria Severo, ressaltou a relevância do Programa de Oportunidades e Direitos, que possibilitará a formação dos professores na metodologia de Processos Circulares, na preparação do jovem para sua atuação em sociedade e no seu desenvolvimento como cidadão responsável pelo futuro.

Os trabalhos que foram conduzidos pelo consultor contratado pela SDSTJDH para a concretização do Seminário, Afonso Konzen, abordaram questões teóricas e práticas sobre a importância da Justiça Restaurativa, da Gestão de Conflitos e dos Processos Circulares no ambiente escolar.

Círculo de Construção da Paz

Um dos momentos de destaque dessa formação foi a vivência do Círculo de Construção de Paz, realizado pelos facilitadores Charliane Santana Aita e Jarbas Pires, com a presença de todos os participantes do evento.

Próximos encontros

Nesta quinta e sexta-feira (7/8) o Seminário ocorre na Lomba do Pinheiro. Nos dias 11 e 12, o encontro acontece no Bairro Rubem Berta em Porto Alegre

CIPAVE